quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

por leandro estevam

De Segunda à Sexta

ou

Às Vezes a Fome Sacia Mais do que a Barriga Cheia


“Rotina é como ferrugem”

-- Gabriel Garcia Márquez, em Amor nos Tempos de Cólera



- Entre 9:30 e 10h – Acordar

- Café da manhã

- sentar e fazer algo desinteressante no computador

11h40 – me arrumar pra ir trabalhar

- almoço

- 12h25 -- caminhar até o ponto de ônibus

- 12h40 – pegar o ônibus de 12h40

- sentar do lado esquerdo (com vista para orla), ligar o MP3 e ouvir durante o trajeto

- 2h – chego ao destino, caminho até o trabalho

- 2h05 -- sentar na frente do computador e começar a trabalhar

- Entre 2h50 e 5hrs = 3 cafés, trabalho e conversa

- 6h – fim do dia de trabalho, hora de andar até o ponto e esperar o ônibus de 6h30 com meu irmão

- 6h30 às 8 – trajeto do ônibus (o MP3 é novamente ligado)

- 8h10 – chego em casa e sou recepcionado por Frida, minha cadela

- tomo banho, janto, assisto algo na TV, ligo pra Manu (ou ela me liga) fotografo ou vejo um filme

- a partir de 12h30 – sono profundo

Rotina. Conhece? Bom ou mau? Inferno ou céu? Escolho o meio, nem um nem outro. Nessa relação de amor e ódio com a repetição forçada se aprende muito. Descobri em mim bons e maus hábitos, coisas que me irritam, me alegram, etc, ou seja:

ROTINA = AUTO - CONHECIMENTO

Talvez devesse ser receitado como um método de terapia observem a que constatações cheguei:

1° CONSTATAÇÃO______ Me descobri um metódico de carteirinha. Algo que um teste psicológico já havia constatado e eu teimava em não aceitar. È fato! Sou sim, crio métodos pras coisas mais simples como, por exemplo, colocar o jogo americano na mesa, depois o prato, ligar a televisão e ajeitar a cadeira no mesmo e exato ponto onde consigo avistar a televisão.

2° CONSTATAÇÃO _______ Amo ouvir música e olhar o mar ao mesmo tempo. Eu MP3, o mar e ônibus em movimento, temos nos tornado grandes amigos. Entro em transe, saio de mim, percorro o universo do autor da melodia, tenho idéias, cantarolo, analiso o vendedor ambulante que sobe vendendo os “deliciosos amendoins Mendorato Santa Helena” ou o “chiclete Happy Dent, único com certificado do conselho Nacional de Odontologia” ou coisa parecida, quase entendo o que turistas alemães estão conversando e por ai vai....

3° CONSTATAÇÃO _______ Posso me acostumar, e viver muito bem com a rotina. Nada melhor do que a segurança, nada como trabalhar de segunda à sexta e no final do mês receber o salário. Afinal quem não gosta de segurança? Estou com planos sérios de abandonar essa vida incerta de artista. Quero criar uma família, um bigode e assumir o funcionalismo público de vez, com direito a Festa de Final de Ano da empresa, INSS e Plano de Previdência Privada.

4° CONTATAÇÃO _______ Estou aprendendo a não me prender a rotina. Viver a rotina, constatar a sua presença e fugir dela de vez em quando ainda é o melhor remédio. Sair mais cedo do trabalho ou até mesmo não ir a ele, assistir um bom filme no final de um dia de trabalho na companhia de bons amigos. Procurar beleza no ‘simpático’, confundir o explicado, acelerar o lento, dançar sem música, rir de velhas piadas, comer a mesma comida com outro tempero, escrever um texto pro blog novo, beijar a mesma boca e, ainda assim nova boca.

5° CONSTATAÇÃO _______ Nada melhor do que o fim-de-semana pra nos salvar da inércia da rotina.

6° CONSTATAÇÃO _______ Se não houvesse rotina provavelmente eu também estaria inconformado. Às vezes a fome sacia mais do que a barriga cheia. E vice-versa.

Como dizia Tom Zé, “Na vida quem perde o telhado ganha em troca as estrelas”



Ahhhhh...Já ia me esquecendo da 7° CONSTATAÇÃO _______ Pra que raios eu descrevi minha rotina e ainda escrevi um texto sobre isso, se numa hora dessas está todo mundo assistindo ao dia-a-dia dos moradores da casa do Big Brother 8( que creio eu deve ter algo de mais interessante do que a minha e a sua vida pra ser televisionada e as nossas não)?



Para ser lido ao som de “Ouro de Tolo” de Raul Seixas ou “Janela” de O Círculo.

3 comentários:

Mαиuєlα ॐ disse...

E no fim a rotina é sempre bem vinda. Texto excelente. Rápido para o que é rotineiro e sem qualquer ferrugem. Mas talvez eu já tenha dito isso...

Que venham os próximos.

Beijos.

Matheus Morais disse...

Estou extremamente feliz por poder contar com excelentes textos e uma dupla antiga, mas sempre atual e inteligente! Parabéns, amigo!

Flavia Vasconcelos disse...

Alguns comentários: 1) Você acorda muito tarde! 2) A 3ª constatação é sufocante, triste e assustadora, abandone-a! E mais: Texto muito bom! E a foto diz tudo o que o texto transmite! Ou ao contrário? A foto transmite tudo o que o texto diz...

beijos :)